CHABAD Chabad Brasil BRASIL
Cartas

Ele pediu para falar uma vez por mês em vez de duas

Igros Kodesh, vol. 20 · carta ז'תקלג (7533) · 6 de Tevet, 5721 · Brooklyn · A um shaliach

Cinco pontos numa resposta só. O primeiro é uma ocasião que lhe caiu pronta nas mãos e que ele estava tratando como canseira.

Em resposta à sua carta da sexta vela.

Em hora de boa vontade os lembrarão no tsiun santo do meu sogro, o Rebe, conforme o que escreve.

Segundo. Entende-se o espanto e a estranheza com o que escreve, que, pela ordem, ele deveria falar no âmbito do seu trabalho a cada duas semanas, e que pediu e o liberaram disso, para falar uma vez por mês. E as razões da estranheza se entendem, e em especial nesta nossa época, em que o que se frisa é a difusão das fontes para fora, e em particular para pessoas do tipo de que falamos. E, como ele mesmo escreve, essa é uma ocasião especial e única. Ora, pelo que a hora exige, é preciso procurar e criar ocasiões assim, e quando a Providência de Cima lha preparou e lha entregou pronta, ele vê nisso uma canseira. E aquilo é chesed do Alto, e um chesed que ainda se vê na prática e com olhos de carne.

Entende-se que a intenção de tudo isso não é nem um pouco pregar mussar, e sim falar do futuro. E que seja da vontade que Hashem yitbarach esteja com a boca dele e guie os que ouvem para o caminho reto, que é o caminho do judaísmo, da Torá e das suas mitsvot, iluminados com luz e com a vitalidade do Chassidus. E também nisso, que faça o que ficou dito com alegria verdadeira e com desafogo de espírito, conforme está escrito, veethalechá varechavá, o que também acrescenta no êxito das palavras.

Terceiro. Ainda que, como se entende, entristeça que a hitvaadut do dia luminoso, o dia próprio de 19 de Kislev, Rosh Hashaná do estudo do Chassidus e dos caminhos do Chassidus, não tenha sido em medida cheia, mesmo assim, e isso é sabido e cabe com o que se sabe, não há coisa no mundo em que não estejam misturados o bem e o mal, e do amargo saiu o doce. Porque afinal ele reconheceu o quanto a participação dele é necessária em tudo isso, e com isso se acrescenta a confiança em si mesmo. Quer dizer, a confiança de que a shlichut dos nossos Rebes tem êxito, contanto que se queira agir nisso. E é conhecido o pesak do beit din de Cima, de que por causa daquela entrega da alma, do Alter Rebe, pela Torá do Chassidus, decidiram no beit din de Cima que em toda coisa de Torá, de yirat shamayim e de boas medidas a mão dos que estão ligados a ele e dos que andam nos seus passos há de ficar por cima. Isso está impresso no livro Kitsurim veHaarot laTanya, no fim da página 122. E também nisto a intenção não é gritar pelo passado, e sim falar do futuro.

Quarto. Quanto ao que escreve a respeito de fundar uma instituição de Chabad no lugar em que está agora, ao que parece o lugar ainda não está preparado para isso, e isso se nota também na descrição que faz do lugar e das pessoas. E, sendo assim, há lugar para dizer que fundá-la antes da hora teria influência indesejada sobre as coisas de Chabad que já existem há tempo no lugar dele, e entre elas a difusão das fontes.

Quinto. Quanto a uma sinagoga de Chabad, é preciso averiguar se a coisa não está ligada a alguma desavença e assim por diante. E em caso de dúvida a regra é que ficar sentado e não fazer é melhor. Ainda mais porque há lugar na razão para dizer que, quando não há uma sinagoga própria de Chabad, é possível pedir em toda sinagoga um assunto de Chabad, o que não acontece quando puderem dizer que para esses assuntos foi destinado tal prédio.

Nota editorial. Tradução para o português a partir do texto hebraico publicado em Igros Kodesh, vol. 20, carta ז'תקלג (Kehot). O original pode ser conferido na Biblioteca Chabad Lubavitch. Abreviaturas e referências foram abertas onde era preciso para a leitura. Não substitui o texto hebraico nem a consulta a um Rov em questões pessoais.